DIOGO FAGUNDES | UNO MOKSHA
15 de jul de 20202 min
As marcas que pretendem ter uma boa relação junto aos seus clientes devem, antes de tudo, entender que um simples comentário em seus perfis sociais são, na verdade, a pedra angular na construção da reputação de marcas memoráveis - DIOGO FAGUNDES
Os seres humanos são desconfiados por natureza. É muito comum, desde que o mundo é mundo, termos por hábito (quase que instintivo) questionar a maior parte das informações externas que recebemos.
De certa maneira, essa desconfiança generalizada afeta não só as nossas percepções sobre temas complexos como crise, política, pandemia e outros, como interfere diretamente nas tomadas decisões em nosso dia-a-dia. Principalmente quando falamos nas avaliações sobre comunicações de marcas, produtos e serviços em ambiente digital.
O acesso instantâneo às mídias digitais encurtou o caminho entre as pessoas e fatos, o que provoca mudanças como os clientes se comunicam, recebem informações e, principalmente, como respondem à todos estes estímulos.
Alguns dados e pesquisas recentes trazem insights como esta nova era tem sido interessante e ao mesmo tempo desafiadora para profissionais de comunicação.
Para termos uma idéia:
54% dos clientes preferem canais de mensagens nas redes sociais em vez de atendimento por telefone ou e-mail (Fonte: Adweek, 2016.)
80% dos consumidores usam redes sociais para se relacionarem com marcas (Fonte: Forrester, 2019).
Em média, 7 canais de redes sociais são utilizados pelos clientes para se comunicarem com as marcas (Fonte: Pew Research Center, 2018.)
20% a mais é o que os clientes estão dispostos a gastar quando recebem uma resposta das marcas via Twitter (Fonte: Twitter, 2016.)
Antes da popularização da internet e criação das múltiplas plataformas de comunicação, os consumidores absorviam todas as mensagens publicitárias por meio de canais que não permitiam qualquer tipo de interação. Em outras palavras, mensagem era disseminada e simplesmente consumida.
Hoje em dia, vivemos na era brilhante e democrática, onde o consumidor possui inúmeras formas de interagir de maneira instantânea com o objetivo de esclarecer dúvidas, questionar ofertas e até mesmo cobrar posicionamentos das marcas sobre temas sociais.
Se por um lado esse diálogo é muito positivo, pois traz oportunidades de fidelização, por outro, se tornar um grande “teto de vidro” onde os clientes expõem todos os seus descontentamentos, frustrações e anseios.
De prático, é importante relembramos que a comunicação das empresas (em especial nas mídias sociais) modificou relacionamento entre pessoas e marcas.
Nesta constante e acirrada disputa pela atenção dos consumidores o recomendável é construir bases sólidas e coerentes com a proposta de valor da marca/empresa, buscando relações harmoniosas entre pessoas, produtos e objetivos em comum.
A marca que quer alcançar destaque no coração e na mente dos consumidores deve “ouvir a voz” pulsante de seus públicos.
Diogo Fagundes
Publicitário, Bacharel em Propaganda e Marketing pela Universidade Paulista (UNIP), MBA em Comunicação Mercadológica pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Pós-graduado em Educação Superior pela Faculdade das Américas (FAM), MBA em Neuromarketing (Unyleya).
Profissional com mais de 16 anos de experiência, atuando em empresas nacionais de grande porte e multinacionais nos setores de agronegócios, bens de consumo e educação superior.
Palestrante nas áreas de Marketing, Comunicação e Gestão Empresarial, com experiência em palestras, treinamentos e workshops em todo território nacional.
Professor universitário para cursos de Pós-Graduação com ampla vivência nas práticas de ensino aprendizagem, por meio de técnicas didáticas para o desenvolvimento das habilidades dos alunos. Disciplinas ministradas: Gestão Estratégica de Marketing; Pesquisa de Marketing, Desafios e Tendências, Inovação, Branding; Gestão Mercadológica; Planejamento Estratégico de Comunicação, Neuromarketing.
Sócio Proprietário da UNO MOKSHA e responsável pelas áreas de Novos Negócios e Marketing.