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Empreender significa ouvir o cliente. Olha esse caso real que aconteceu | Prof. Diogo Fagundes

No vídeo a seguir o Prof. Diogo Fagundes conta um causo que aconteceu em um restaurante onde podemos aprender um pouco sobre a importância da experiência do cliente e como empreender com sucesso.


Esse simples relato mostra duas coisas simples: A primeira é como melhorar a experiência do cliente e a segunda evidencia o porque a experiência do cliente é importante em qualquer empreendimento.


Temos que pensar que o cliente na gestão da experiência do cliente e e diariamente melhorar a sua experiência. Dicas boas para quem já sabe o que significa empreender, para quem quer empreender do zero e até mesmo como empreender na internet.




Segue o relato na integra: No restaurante, bem na mesa ao lado, uma jovem olha o cardápio e pede ao garçom:


“Quero uma sopa!” Minutos depois, o garçom serviu a sopa e se afastou. Quando ele estava fazendo outras entregas, a jovem o chamou com um gesto, e rapidamente ele a atendeu.


Garçom: – Em que posso ajudá-la? Jovem: – O senhor poderia experimentar a sopa, por favor? Mesmo descrente diante daquele pedido, o garçom perguntou com amabilidade se havia algo errado com a sopa, e se não ela não tinha gostado.


Jovem: – Não é o caso. Por favor, experimente a sopa. Raciocinando rapidamente, o garçom, em questão de segundos, supôs que a sopa estaria fria e não teve dúvidas ao perguntar à mulher, não sem antes desculpar-se pelo ocorrido.


Garçom: – Desculpe pela sopa estar fria. Não se preocupe, não há problema algum, trarei outra.


Jovem: – A sopa não está fria. Você poderia experimentá-la, por favor? Não era comum para um garçom experimentar a refeição de um cliente, mas a jovem insistia demais para que ele provasse a sopa. Sem graça, sem saber qual era o motivo para aquele pedido e não sabendo que atitude tomar, por achar que se esgotaram todas as suas deduções, resolveu perguntar:


Garçom: – Se a sopa não está ruim nem fria, diga-me qual é o problema. Se for necessário, posso trazer outro prato de seu agrado.


Jovem: – Desculpe-me por insistir, mas se você quer saber qual é o problema com a sopa, você deve prová-la. Diante de tamanha insistência, o garçom se rendeu ao pedido da jovem. Sentou-se à mesa ao lado da mulher e, alcançando o prato de sopa, colocou-o na sua frente. Ao procurar uma colher, olhou de um lado para outro, mas… não havia colheres. Antes que pudesse se pronunciar, a mulher declarou:


Jovem: – Entendeu agora? Falta uma colher. Esse é o problema com a sopa, não consigo tomá-la.


Esse exemplo mostra como muitas pessoas se comunicam sem clareza, com rodeios e de forma não objetiva, não chegando ao âmago da questão, achando que os outros vão entender o que dizem ou pensam.


Comunicação é muito mais do que transmitir uma informação para alguém, é ter a certeza de que a mensagem foi compreendida claramente do outro lado da conversa.


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E sobre experiência do cliente falamos sempre sobre:


O que é experiência do cliente, Como melhorar a experiência do cliente Porque a experiência do cliente é importante, Gestão da experiência do cliente, experiência de compra do cliente, melhorar a experiência do cliente.


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