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COMUNICAÇÃO EFICIENTE: MANEIRAS SIMPLES DE DIVULGAR SUA EMPRESA.


“O processo de vendas começa muito antes do cliente chegar a sua empresa. Se os possíveis clientes tiverem uma visão positiva dos seus produtos e da sua reputação antes de você oferecer qualquer produto ou serviço, as suas chances de vendas são muito maiores.”


Muitos empreendedores pensam que fazer marketing e divulgação de produtos e serviços é como ir ao dentista: algo que só precisa fazer a cada seis meses, ou ainda, quando algo começar a incomodar.

Mas, quando a comunicação da sua empresa é contínua e focada, os negócios ficam mais fáceis. Fazer comunicação é construir, tijolo por tijolo a reputação de sua empresa no longo prazo.

A medida que os seus clientes (e possíveis clientes) tem uma visão positiva do seu serviço e da sua reputação, antes de você oferecer algo para eles, você tem muito mais chances de fechar uma venda.

Outra boa notícia a respeito da propagar permanentemente a sua empresa são as ferramentas gratuitas e acessíveis na palma de sua mão, as redes sociais. Felizmente, hoje em dia, você consegue excelentes resultados com uma ação simples de mandar a mensagem certa para a pessoa certa na hora certa.

Logo abaixo deixo algumas ideias de como fazer a promoção de sua marca, produtos e serviços sem gastar muito.

1 - TORNE-SE UM ESPECIALISTA ON-LINE.

Essa é uma estratégia de “amostra grátis” para conquistar negócios. Pesquise grupos e/ou comunidades especificas relevantes para sua empresa e seus clientes. Participe de vários deles publicando comentários para resolver problemas ou respondendo a perguntas. Pode ser necessário fazer isso durante um tempo. Mas a recompensa aparece na forma de clientes e indicações.

2 - PARE DE ATENDER CLIENTES QUE NÃO DÃO LUCRO.

Se essa ideia lhe dá arrepios, pense melhor. Você caiu na mentira de aumentar as vendas em vez de alavancar os lucros.

Se você parar de atender clientes que não dão lucro, você tem mais tempo e recursos para clientes que realmente podem ajudar sua empresa a crescer. Analise bem os dados de lucratividade dos seus clientes e, depois, direcione serviços especiais e propagandas para aqueles que importam.

3 - COMBINE OS NEGÓCIOS COM PRAZER… E SOLIDARIEDADE.

Realize ou participe de eventos, festas ou conferência por uma causa que você apoie. Isso traz a possibilidade de conhecer várias pessoas e exibe suas habilidades de liderança. Sair de trás do balcão e conhecer novos ambientes trazem muitas oportunidades.

4 - FAÇA OS CLIENTES SE SENTIREM ESPECIAIS.

Os clientes gostam de ser reconhecidos, especialmente nos dias de hoje, em que tudo é rápido e “pelo menor preço”. “Mesmo com empresas na internet, é possível prestar um bom atendimento ao cliente”, diz Denise McMillan, dona de uma loja on-line. McMillan inclui um pequeno sachê com cheiro de rosas em todas as sacolas de jóias ou lingerie que ela vende e também envia uma carta de agradecimento escrita à mão. “O sachê e a carta custam alguns centavos, mas acrescento algo especial à compra”, ela afirma.

5 – ESTREITE LAÇOS COM A MÍDIA LOCAL.

Reportagens geram mais credibilidade do que a publicidade paga. Para receber a cobertura da mídia local, seja do jornal, da TV, de estações de rádio ou jornais de comércio, você precisa de uma notícia nova e na hora certa. Geralmente, vale a pena contratar um profissional de relações públicas ou assessoria de imprensa. Ele conseguirá espaço para as notícias, irá atrás dos representantes de veículos de comunicação e enviará comunicados para a imprensa falando sobre sua empresa. Normalmente, isso pode ser feito por um curto prazo ou de vez em quando.

6 - POR FIM, NÃO DEIXE OS CLIENTES ESCAPAREM.

Faça um esforço para trazê-los de volta. Custa muito menos trazer de volta um cliente insatisfeito ou que não aparece há muito tempo do que atrair um novo.

Se você não vê um cliente há algum tempo, mande um e-mail personalizado (esse processo pode ser automatizado) perguntando se está tudo bem. Para um cliente que passou por uma situação ruim, use o telefone, reconheça a situação e pergunte se há algo que você possa fazer. Um desconto também é bom.

Ser gentil com os clientes é a propaganda mais inteligente e barata que você pode fazer.

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